Frete grátis acima de R$ 399,90 Sul e Sudeste
A importância dos capacetes com viseira
Nesse artigo abordaremos a importância dos capacetes com viseira, assim como as suas variações de uso.
O que é capacete com viseira?
O sistema de EPIs foi criado para que cada tipo de empreendimento, pudesse limitar cada vez mais, o número de riscos na hora de executar suas tarefas laborais. Seu uso é de extrema necessidade e importância, visto que eles têm por objetivo prevenir acidentes de trabalho.
O capacete com viseira, é um equipamento de segurança que possui diversos usos e modelos. Pode ser desde um objeto de segurança do trabalho (EPI) — como capacetes para obras — como locomoção e até lazer — como um capacete de motocicleta, por exemplo.
Mas iremos focar apenas na questão de segurança do trabalho, ou EPIs.
Importância do uso de capacetes com viseira
Você sabe dizer, qual é a importância de utilizarmos esse equipamento no dia a dia?
Em alguns nichos de trabalho, o capacete e a viseira, são itens indispensáveis na hora de trabalhar. Geralmente encontramos profissionais das áreas industriais, eletricistas e construtores civis fazendo uso desse equipamento.
Esses tipos de trabalhos, geralmente envolvem alguns riscos, caso alguns cuidados não sejam tomados. Por exemplo, um mestre de obras, vai utilizar o capacete, por conta do risco de detritos o acertarem ao fazer uma vistoria numa obra. Ou, um eletricista, para se prevenir de danos na visão e choques elétricos, utiliza seu capacete com viseira, como forma de precaução e cuidado.
Entenda quais áreas de nosso corpo protegidas pelo capacete com viseira
Os capacetes e viseiras geralmente são apenas uma parte dos EPIs utilizados por esses profissionais. Comumente estão associados às luvas de proteção, roupas especiais, antichamas, calçados especiais, protetores auriculares entre muitos outros. Ainda assim, o capacete com viseira é um dos itens mais importantes, quando falamos de EPI.
Esses equipamentos que tem como foco a proteção do rosto e olhos principalmente, são, na maioria das vezes, confeccionados em polietileno, um produto de alta resistência, que configura a parte rígida do capacete — a aba e a copa. Na parte interna do capacete, temos um equipamento chamado, suspensão, sendo a armação do capacete, constituída por carneira e coroa.
Modelos de capacetes com viseira
Como mencionado anteriormente, os modelos de capacete são diversos, tendo seus preços bem variados, conforme as funcionalidades (extras) dos mesmos, como, por exemplo, o suporte de acessórios em alguns modelos. A norma ABNT NBR 8221, diz que os capacetes possuem uma classificação segundo o seu formato e capacidade de resistência a choques elétricos. Alguns modelos são:
- FORMATO ABA TOTAL — TIPO I — assemelha-se a um chapéu, por ter sua aba ao longo de todo o entorno do capacete, tendo uma maior área de cobertura e proteção.
- FORMATO ABA CENTRAL — TIPO II — Um dos modelos mais comuns, possui aba na parte da frente do capacete protegendo mais a área do rosto.
- FORMATO SEM ABA — TIPO III — não possui abas, recomendado em trabalhos com espaços reduzidos, por auxiliar na agilidade.
As cores dos capacetes também podem influenciar no tipo de serviço daquele prestador, mas isso não é uma regra universal, geralmente a empresa é quem decide as funções relacionadas a cada cor.
A Eqline é especialista em EPI e equipamentos de segurança. Conheça mais sobre a nossa linha de capacetes e viseiras protetoras no nosso site.