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É preciso ficar atento ao estoque de EPIs da sua empresa!
O estoque de EPIs da sua empresa precisa ser constantemente checado. Você não deve deixar de manter itens de qualidade a disposição de seus funcionários, que possam garantir a segurança física dos colaboradores.
Os EPIs são os Equipamentos de Proteção Individual. Eles existem para garantir a segurança dos profissionais em determinadas funções.
Esses equipamentos variam segundo a atividade da empresa e conforme a função de cada colaborador. No entanto, seja uma luva para a equipe de limpeza ou um cabo de aço para a construção civil, eles são fundamentais.
Dados apontam que cerca de 5 mil pessoas morrem diariamente no mundo inteiro em decorrência de acidentes em seus trabalhos. Muitos deles poderiam ser evitados se os funcionários estivessem devidamente equipados.
O que você precisa checar para manter o estoque de EPIs da sua empresa?
A primeira coisa verdadeiramente importante é entender quais são os equipamentos fundamentais para a sua equipe. Eles são diversos, e somente uma análise a respeito de cada atividade pode definir quais são indicados.
Alguns dos EPIs mais utilizados são:
- Abafadores de ruídos ou protetores auriculares;
- Máscaras e filtro para proteção respiratória;
- Óculos e viseiras;
- Sapatos, botas e botinas;
- Cintos de segurança e cinturões;
- Roupas térmicas;
Esses equipamentos são individuais. Isso significa que cada funcionário deve ter o seu próprio e não deve ocorrer alternância de uso. Todos aqueles que praticam atividades que demandem EPI para empresas devem fazer o uso.
Faça uma boa gestão de EPIs
Para que o estoque de EPIs da sua empresa não tenha nenhum problema é preciso realizar uma gestão adequada disso. Existem algumas dicas valiosas para isso.
Teste os equipamentos novos
A primeira coisa é que você teste os novos equipamentos antes de distribuí-los para todos os funcionários.
Escolha alguns funcionários que são mais cuidadosos e que naturalmente topem isso. Eles devem usar os equipamentos para verificar se não dão alergias, se não incomodam durante o uso etc.
Não reaproveite EPIs antigos
Prefira adquirir novos Equipamentos de Proteção Individual para empresas ao invés de reaproveitar outros já utilizados. Considere tanto o fator de durabilidade de cada equipamento quanto a higiene.
Botas, protetores auriculares e capacetes, por exemplo, devem ser renovados com certa frequência.
Não troque de marca frequentemente
Apesar da necessidade de renovar seus itens de proteção individual, não é indicado que você troque frequentemente de fornecedor. Quando encontrar um de qualidade, crie uma parceria de confiança.
A cada troca de equipamento você precisa promover novos treinamentos para ensinar as pessoas a usarem, precisa fazer novos testes etc.
Treine a sua equipe para o uso dos equipamentos
Os EPIs funcionários só funcionam quando são utilizados de maneira adequada, ou seja, quando são usados corretamente e mantidos corretamente.
É por isso que é fundamental promover treinamentos de segurança do trabalho para que todos saibam exatamente como se equipar antes de começar a trabalhar.
Não se esqueça também de entregar e recolher as fichas de controle de equipamento EPI empresas.
Essas fichas são o comprovante de que o funcionário recebeu o equipamento e as devidas instruções de uso. É necessário que os funcionários assinem a ficha comprovando o recebimento.
Essas, por sua vez, devem ser arquivadas com cuidado. Elas serão usadas caso a sua empresa seja acusada de não oferecer equipamentos de proteção, caso algum funcionário se machuque por não utilizar corretamente o equipamento, etc.
Mantenha equipamentos em reserva
Você não deve ter apenas a conta exata de equipamentos equivalente ao número de funcionários. É muito importante que você tenha números a mais para substituir caso um colaborador esqueça o seu ou o perca.
O mesmo vale para os equipamentos de segurança que são descartáveis, que possuem prazo de validade menor ou que são mais facilmente perdidos, como os protetores auriculares.
O técnico de segurança do trabalho é fundamental!
Dar conta de tudo isso sozinho pode ser bem trabalhoso. Mas, garantir os treinamentos de segurança no trabalho e o uso correto dos equipamentos é fundamental!
Por isso você deve contar com o auxílio de um técnico em segurança do trabalho devidamente qualificado. Esse profissional será responsável por monitorar a distribuição e o uso dos equipamentos individuais.
No entanto, para não ficar desamparado, é importante que você treine outro funcionário para ajudá-lo no uso dos equipamentos caso o seu técnico se ausente um dia.
Escolha um profissional de sua confiança, com um bom histórico empresarial, que seja atento e responsável, e dê-lhe um treinamento básico sobre como utilizar os equipamentos e como ter acesso ao estoque.
Assim seus funcionários não ficarão desamparados mesmo se o técnico de segurança no trabalho e você não estiverem disponíveis quando ocorrer a necessidade de troca de um equipamento.
Escolha um fornecedor de qualidade!
Para finalizar, nenhuma das dicas anteriores servirão se você não se atentar a uma coisa: o seu fornecedor!
É fundamental escolher uma empresa de qualidade, que garanta equipamentos de proteção bons e duráveis, que cumpra os prazos e com quem você mantenha uma relação amigável.
O estoque de EPIs da sua empresa merece atenção. Esse é um assunto muito sério e importante e não deve ser negligenciado. Por isso, cheque frequentemente e garanta a qualidade dos equipamentos de segurança.