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O estoque de EPIs da sua empresa precisa ser constantemente checado. Você não deve deixar de manter itens de qualidade a disposição de seus funcionários, que possam garantir a segurança física dos colaboradores.
Os EPIs são os Equipamentos de Proteção Individual. Eles existem para garantir a segurança dos profissionais em determinadas funções.
Esses equipamentos variam segundo a atividade da empresa e conforme a função de cada colaborador. No entanto, seja uma luva para a equipe de limpeza ou um cabo de aço para a construção civil, eles são fundamentais.
Dados apontam que cerca de 5 mil pessoas morrem diariamente no mundo inteiro em decorrência de acidentes em seus trabalhos. Muitos deles poderiam ser evitados se os funcionários estivessem devidamente equipados.
A primeira coisa verdadeiramente importante é entender quais são os equipamentos fundamentais para a sua equipe. Eles são diversos, e somente uma análise a respeito de cada atividade pode definir quais são indicados.
Alguns dos EPIs mais utilizados são:
Esses equipamentos são individuais. Isso significa que cada funcionário deve ter o seu próprio e não deve ocorrer alternância de uso. Todos aqueles que praticam atividades que demandem EPI para empresas devem fazer o uso.
Para que o estoque de EPIs da sua empresa não tenha nenhum problema é preciso realizar uma gestão adequada disso. Existem algumas dicas valiosas para isso.
A primeira coisa é que você teste os novos equipamentos antes de distribuí-los para todos os funcionários.
Escolha alguns funcionários que são mais cuidadosos e que naturalmente topem isso. Eles devem usar os equipamentos para verificar se não dão alergias, se não incomodam durante o uso etc.
Prefira adquirir novos Equipamentos de Proteção Individual para empresas ao invés de reaproveitar outros já utilizados. Considere tanto o fator de durabilidade de cada equipamento quanto a higiene.
Botas, protetores auriculares e capacetes, por exemplo, devem ser renovados com certa frequência.
Apesar da necessidade de renovar seus itens de proteção individual, não é indicado que você troque frequentemente de fornecedor. Quando encontrar um de qualidade, crie uma parceria de confiança.
A cada troca de equipamento você precisa promover novos treinamentos para ensinar as pessoas a usarem, precisa fazer novos testes etc.
Os EPIs funcionários só funcionam quando são utilizados de maneira adequada, ou seja, quando são usados corretamente e mantidos corretamente.
É por isso que é fundamental promover treinamentos de segurança do trabalho para que todos saibam exatamente como se equipar antes de começar a trabalhar.
Não se esqueça também de entregar e recolher as fichas de controle de equipamento EPI empresas.
Essas fichas são o comprovante de que o funcionário recebeu o equipamento e as devidas instruções de uso. É necessário que os funcionários assinem a ficha comprovando o recebimento.
Essas, por sua vez, devem ser arquivadas com cuidado. Elas serão usadas caso a sua empresa seja acusada de não oferecer equipamentos de proteção, caso algum funcionário se machuque por não utilizar corretamente o equipamento, etc.
Você não deve ter apenas a conta exata de equipamentos equivalente ao número de funcionários. É muito importante que você tenha números a mais para substituir caso um colaborador esqueça o seu ou o perca.
O mesmo vale para os equipamentos de segurança que são descartáveis, que possuem prazo de validade menor ou que são mais facilmente perdidos, como os protetores auriculares.
Dar conta de tudo isso sozinho pode ser bem trabalhoso. Mas, garantir os treinamentos de segurança no trabalho e o uso correto dos equipamentos é fundamental!
Por isso você deve contar com o auxílio de um técnico em segurança do trabalho devidamente qualificado. Esse profissional será responsável por monitorar a distribuição e o uso dos equipamentos individuais.
No entanto, para não ficar desamparado, é importante que você treine outro funcionário para ajudá-lo no uso dos equipamentos caso o seu técnico se ausente um dia.
Escolha um profissional de sua confiança, com um bom histórico empresarial, que seja atento e responsável, e dê-lhe um treinamento básico sobre como utilizar os equipamentos e como ter acesso ao estoque.
Assim seus funcionários não ficarão desamparados mesmo se o técnico de segurança no trabalho e você não estiverem disponíveis quando ocorrer a necessidade de troca de um equipamento.
Para finalizar, nenhuma das dicas anteriores servirão se você não se atentar a uma coisa: o seu fornecedor!
É fundamental escolher uma empresa de qualidade, que garanta equipamentos de proteção bons e duráveis, que cumpra os prazos e com quem você mantenha uma relação amigável.
O estoque de EPIs da sua empresa merece atenção. Esse é um assunto muito sério e importante e não deve ser negligenciado. Por isso, cheque frequentemente e garanta a qualidade dos equipamentos de segurança.