Cadastre-se para ganhar 5% de desconto em nossa loja.
Ao preencher o formulário, concordo em receber comunicações de acordo com meus interesses. Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de privacidade.
Esse artigo abordará as diferenças entre os sapatos com bico de aço ou plástico. A ideia deste artigo é ajudá-lo a entender as diferenças e poder efetuar as melhores escolhas de Epis para sua equipe de colaboradores.
Como parte essencial do EPI em diversos campos de atuação, o calçado de segurança tem evoluído cada vez mais desde sua criação em meados dos anos 60. Inspirados por índios que efetuavam experiências com látex e fogo, substituindo o calçado utilizado até então — as chancas, que eram pesadas e responsáveis por diversas lesões nos trabalhadores.
Com a evolução deste equipamento, contamos com uma grande diversidade de estilos, tamanhos e cores. Vamos falar um pouco sobre as botas e botinas, e mais especificamente, qual o melhor tipo de bico — bico de aço ou de plástico — para seu tipo de atividade.
Para uma explicação inicial, começamos com a diferença entre os tipos de calçado.
As botas, geralmente tem a altura acima da canela, e abaixo do joelho. A botina, já fica na altura do tornozelo. Os outros calçados, de altura menor que a botina, são chamados sapatos.
Cada um desses modelos, tem diferenças enormes na hora de falarmos sobre segurança do trabalho, por isso é bom conhecer bem sua função e recomendação de uso. Outra dica importante é saber se o calçado possui o Certificado de Aprovação emitido pelo MTE.
Uma das principais diferenças entre os sapatos, é a sua biqueira. Muito se questiona qual opção é mais recomendável — bico de aço ou bico de plástico (Composite)?
A botina com bico de aço é a mais tradicional, e geralmente mais utilizada pelos trabalhadores, apesar de não ter tanta diferença com a de composite. A mesma recebe mais confiança, por ser desenvolvida e estar no mercado a mais tempo que a outra, gerando assim essa preferencia. A característica da botina com bico de aço, é seu peso um pouco maior. Sua função é de proteger contra a queda de objetos, respingos de materiais químicos, cortes, perfurações e o efeito guilhotina também.
Apesar de seu material resistente e eficácia comprovada, sem o certificado de aprovação do calçado, e com o uso incorreto, a probabilidade de ocorrerem acidentes é muito grande. Portanto, fique atento e utilize corretamente.
A botina de Composite ou bico de plástico — como é popularmente conhecida — tem um material um pouco mais moderno, tornando-a mais leve e tão eficaz quanto a botina de aço.
Apesar de muitos trabalhadores preferirem a opção com bico de aço, a botina de composite ou plástico, é muito mais recomendável em algumas situações — por exemplo, para trabalhadores que mexem com eletricidade, por conta de seu material não ser um condutor de energia (ao contrário do bico de aço), ela se torna muito mais eficaz do que a outra opção.
Em questão de valores, a bota de composite acaba sendo um investimento um pouco maior, mas que realmente vale a pena, levando-se em consideração o seu uso.
As botinas e botas de aço protegem contra quedas de objetos, perfurações, cortes, queimaduras e a de composite protege contra tudo isso, e também contra descargas elétricas.
Tenha em mente sempre ao comparar estilos e valores, que a saúde do seu funcionário não tem preço. E o investimento num material de boa qualidade, realizará muita diferença no caso de um acidente de trabalho ocorrer.
Conheça alguns modelos diretamente no site da Eqline, e compare qual o melhor investimento para você.